Uma das maiores invenções do Leo foi um cavalo de 7 metros de altura, que durou uma década para ser feito. Isso lembra aquele episódio em A odisséia onde os gregos tentaram invadir tróia dentro de um cavalo, e… você já entendeu né?
Ah! Não podíamos nos esquecer do empregadinho do Leo (que mais aparantava ser um diabinho), chamado Giacomo, mas foi apelidado pelo Leo de Salai, que significa apropriadamente "diabinho".
Na parte 1 deste texto eu disse que o amor de Leonardo pelas aves o influenciaria muito futuramente. Pois é, ele virou vegetariano. e com frequencia ia num mercadinho, comprava uma gaiola com passarinhos barata, e os libertava imediatamente.
Como você já deve saber, Leo fez muitos quadros, mas não é de admirar que muitos foram perdidos. Ele demorava muito para concluir uma obra, e às vezes nem concluia. Além do mais ele não assinava seu nome no canto do quadro, como é costume fazer.
No quadro Última Ceia, por exemplo, ele levou um tempão pra fazer o rosto de judas, o impostor. Tinha de ser uma cara perfeita de malvado, e para ajudá-lo a encontrar o rosto ideal, ficava andando pelos becos, vendo as caras dos ladrões.
Leo era um cara bastante pacifista, mas como trabalhava para os Medici, precisava inventar máquinas para as guerras, afinal, como vc sabe, essa família tinha vários inimigos.
Quando Leo já estava criando cabelos brancos, surgiu o maior inimigo da história de Leonardo: Michelangelo Buonarroti, um escultor. Toda vez que via o Leo na sua frente implicava com ele! Mas vamos deixar esse tal de Michelangelo pra lá!
Você já deve saber que o Leonardo é muito curioso, e o mesmo afirmava que para se pintar corretamente um ser humano, tinha de saber como funcionava o corpo por dentro. Argh! E acredita-se que, ao longo da vida, ele tenha aberto e explorado, no mínimo,trinta corpos humanos! Ele observava e fazia experiências com os orgãos, e fez vários desenhos mostrando sistemas do corpo.
Se arrisca a adivinhar a cor preferida do Leo? Azul? Marron? Cor-de-rosa!!! Pois é, quem diria, hein? Veja só o que ele escreveu num de seus cadernos perdidos (de trás pra frente, claro!): "quando não estou trabalhando, saio para distrair, tocar e ouvir música, e exibir minha roupa cor-de-rosa chiquérrima (para mim rosa é a cor dos descolados!)". E Freud, um pisicanalista, acreditava na hipótese de Leonardo ser homossexual. Sabe-se que Leonardo nunca teve nenhuma relação, mas isso ainda fica em dúvida…
E quanto a Mona Lisa, o quadro mais famoso da história da arte? Não se sabe ao certo quem é a mulher retratada. alguns peritos acreditam que trata da filha de Francesco del Giocomo, e até faz sentido pois a obra também recebe o nome de Gioconda. Há até quem diga que era a mãe do Leo!
Leo foi enterrado na França, numa capela que se deteriorou completamente, mas deixou vários "códigos da Vinci" a serem desvendados. Mais tarde um jardineiro encontrou um crânio bem maior que os demais, concluiu que devia ser o do Leo. o mesmo escreveu: "Aqui jaz o que se acredita serem os restos mortais de Leonardo da Vinci."
O homem dos sete instrumentos nos mostrou ser um artista, não só no campo da pintura. Deve ser por isso que ele tem um supercérebro.
Clique aqui para saber mais sobre as obras de Da Vinci.