Santa Inês de Montepulciano
(1268–1317 EC)
Festa: 20 de abril
Santa Inês recebeu permissão para entrar no convento aos nove anos. Ao longo dos anos, desenvolveu o dom da profecia e a capacidade de realizar milagres.

Santa Inês nasceu em uma pequena aldeia na Toscana, Itália, em uma família abastada. Mesmo durante a infância, seu caráter espiritual levava outros a esperar que ela escolhesse uma vida religiosa. Parecia se deleitar na oração e passava horas de joelhos agradecendo. Aos nove anos, convenceu seus pais a deixá-la viver em um lugar de regras austeras. Enquanto estava lá, ela demonstrou uma sabedoria além de sua idade e, aos quatorze anos, foi nomeada prioresa. Quando um novo convento estava sendo formado, o Papa Nicolau IV autorizou uma dispensa especial para permitir que Inês se tornasse abadessa desse convento.
Durante quinze anos, Inês viveu com pão e água, dormindo no chão. Teve inúmeras visões durante esse tempo, e outras freiras testemunharam que a viram levitar e realizar milagres. Os cidadãos de sua cidade anterior quiseram que ela voltasse, então construíram um novo convento para abrigar sua comunidade, o qual ficaria sob a proteção da Ordem Dominicana. Inês passou a trabalhar para essa comunidade. Por meio de suas notáveis habilidades de profecia, ela conseguia ajudar os que estavam em desespero.
Inês continuou sua vida dedicada, santa e austera até que a doença a levou aos quarenta e três anos de idade. Na época de sua morte, seus pensamentos estavam sempre voltados para o bem-estar dos outros, como exemplificado por suas palavras finais às irmãs:
“Não se entristeçam muito com a minha partida. Não perderei vocês de vista lá do alto. Vocês descobrirão que não as abandonei e que me possuirão para sempre.”
Fonte: Roberts, Dr. Holly. Vegetarian Christian Saints.