POR PAULO RICARDO MOREIRA

Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia
Foto: Deisi Rezende / Agência O Dia

Levou tempo, mas Paola Oliveira afirma que aprendeu a conviver com seu corpo. Protagonista de ‘Insensato Coração’’, em que vive a designer Marina, a atriz passou da fase de querer mudar, emagrecer, e hoje garante estar feliz com as suas curvas — normalmente mais escondidas nas novelas, mas exibidas farta e generosamente na Avenida quando defendia o posto de rainha de bateria da escola de samba Grande Rio.

O cuidado com a boa forma, no entanto, é permanente. “Apesar de ser lourinha, sou um tipo bem brasileira, sou curvilínea. Se não me policiar, fico mais cheinha. Por isso, não posso parar de ir à academia”, decreta a atriz, alegando ainda que trabalha com a imagem e que, por isso mesmo, precisa se cuidar ainda mais.

Para ficar próxima aos 59kg, peso que considera ideal, Paola malha pelo menos três vezes por semana. “Sou uma pessoa mais regrada. Já tive fase de odiar malhação. Mas agora estou feliz com os resultados. Na hora, é sofrido. Não é uma questão de amor, é de disciplina. Me sinto melhor quando faço exercícios, fico mais disposta para o trabalho e ainda mantenho o peso”, conta.

Manter a silhueta curvilínea na medida certa — principalmente os quadris — traz outros prazeres, como caber numa roupa mais justinha. “Quando entro na calça jeans, fico feliz”, vibra a atriz, que procura seguir uma alimentação equilibrada. Ela aboliu a carne da sua dieta por uma questão de filosofia de vida e de saúde.

Além de ter um fraco por doces, não troca por nada um bom prato de feijão, arroz e massas. “Gosto de comer de tudo, do trivial. Meu problema é a quantidade, não a qualidade. Mas hoje como bem menos do que comia”, frisa a loura, que fez uma promessa por causa de um problema de família: “Fui atendida e, por isso, vou ficar sem comer chocolate até outubro”.

Com 29 anos recém-completados, nascida num bairro da Zona Leste de São Paulo, Paola Oliveira valoriza suas conquistas na Globo, onde está no ar há seis anos, se considera mais madura e encara a proximidade dos 30 com bom humor. “Me sinto uma velha caquética”, brinca, para em seguida falar sério: “O humor é algo que adquiri para a minha vida, melhora as pessoas que estão à minha volta”. Ela ressalta que, para a mulher, a questão da idade tem um peso diferente do que para o homem. “Marca uma mudança de fase. Se ela não amadureceu ainda, corre porque chegou a hora. Me vejo mais madura e feliz com as coisas que conquistei”, avalia.

>>> FOTOGALERIA: Paola Olveira: Linda e em plena forma


TUDO BEM NA CARREIRA

Na visão da atriz, a vida profissional e a afetiva correm paralelas. Se uma não estiver bem, acaba interferindo na outra. “A gente sempre tenta o equilíbrio”, frisa. O fato é que a bela está bombando nas duas frentes. Na TV, ela está protagonizando pela primeira vez uma novela no horário nobre. Ao ser convidada para substituir Ana Paula Arósio, cortada de ‘Insensato Coração’ por ter faltado às gravações, a atriz só pensou em agarrar a oportunidade: “Foi uma surpresa boa, mas não tive tempo de criar expectativas sobre a personagem. Mal comecei a gravar e já estava chegando o capítulo 10”.

Após três meses no ar, Marina e Pedro (Eriberto Leão) só agora estão juntos. O casal demorou a se encontrar e recebeu críticas de que não dava liga. “A gente tinha feito poucas cenas juntos. Mas agora estou mais confiante, porque Marina passou pelo momento mais difícil, que era estabelecer o amor por Pedro e fazer o público acreditar no casal. Antes, não esperava nada. Agora, meu olhar já vai um pouco mais longe”, diz.

Enquanto na trama vive um romance que ainda não emocionou o público, a atriz se gaba que sua vida amorosa vai muito bem, obrigada! Há pouco mais de um ano e meio, Paola namora o ator Joaquim Lopes, 30 anos, com quem já está morando há alguns meses, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Os dois assumiram o romance em outubro de 2009, cinco meses depois de ele ter rompido o casamento com a também atriz Thais Fersoza na volta da lua de mel.

“Um relacionamento é construído todo dia, não tenho preguiça de fazer isso”, diz Paola, que faz planos para oficializar a união e ter filhos, mas não agora.

Em casa, a atriz recebe a ajuda de Joaquim, que está na novela ‘Morde & Assopra’, para decorar as muitas páginas de texto. “A gente troca muito. Normalmente, cada um vê a sua novela gravada, faz comentários, se ajuda. Mas tem dia em que a gente não quer falar de trabalho e fica só namorando”, entrega.

AFICIONADA POR TELEJORNAL
O lazer do casal pode ser uma viagem, namorar ou simplesmente ficar em casa sem fazer nada. Paola gosta de assistir a filmes, seriados e telejornais. “Sou aficionada por noticiário”, confessa.

Apaixonada por plantas e bichos — cultiva uma pequena horta e tem quatro gatos e um cachorro —, ela afirma que faz a sua parte para preservar o meio ambiente. “A gente só precisa da metade das coisas que são postas na nossa frente. Por isso mudei também a minha alimentação. A educação é melhor maneira de resolver o problema do meio ambiente”, defende.

Uma atriz incansável
Paola Oliveira é uma estrela em ascensão na Globo. Desde que estreou na novela ‘Belíssima’ (2005), em que fez a Giovana, filha da personagem de Claudia Raia, a atriz não ficou um ano fora do ar. Foi a protagonista Sônia, de ‘O Profeta’ (2006), fez a Letícia, de ‘Ciranda de Pedra’ (2008), e viveu a vilã Verônica, de ‘Cama de Gato’ (2009).

“Como telespectadora, também acho os vilões fascinantes. Tive o prazer de fazer uma. Mas acho complicado quando vejo o público torcendo mais pelos vilões
. Minha luta é para que as pessoas passem a torcer pelos mocinhos”, sonha.
Há dois anos, Paola venceu a sexta edição do ‘Dança dos Famosos’, do ‘Domingão do Faustão’, ao lado do professor Átila Amaral. Em 2010, estrelou um episódio da série ‘As Cariocas’ e a minissérie ‘Afinal, o Que Querem as Mulheres?’.

Logo em seguida, foi chamada para fazer ‘Insensato Coração’ “Sou grata, porque estou aprendendo muito com todas as dificuldades”, afirma.

Deixe seuComentário