Cadê a ave? Um Dia de Ação de Graças sem peru

A maioria dos americanos não conseguiria imaginar um dia de Ação de Graças sem um peru no meio. Mas este ano milhares de americanos vão sentar-se à mesa para a tradicional comemoração sem o peru.

Por quê? É um evento criativo chamado "Dia de Ação de Graças Livre de Peru" ("Turkey-Free"), que acontece no final de semana anterior à data em várias cidades do país. Os eventos, patrocinados pela entidade não lucrativa EarthSave International, vão desde jantares americanos a elegantes acontecimentos de alta culinária. O tema comum é a celebração sem carne da colheita de outono e a educação a respeito do impacto de nossas escolhas alimentares.

Por que "sem peru"?

Hoje mais pessoas reconhecem a conexão entre dieta e doença. A dieta norte-americana, baseada em produtos animais, tem sido ligada a doenças crônicas como problemas cardíacos, câncer, diabetes, hipertensão e obesidade. E o sistema de "criação industrial" que produz esta dieta baseada em animais exige demais de nosso solo, nossa água e dos preciosos recursos naturais.

— Queremos que as pessoas vejam que o que elas comem não afeta apenas sua própria saúde como também a saúde de nosso planeta — disse o presidente da Earth Save, Stacey Vicari. — Convidamos todos a participarem do "Turkey-Free" e apreciarem a grande quantidade de cereais, vegetais e frutas produzidos pela colheita de outono.

Leve em conta estes fatos

Há mais de uma década, o ministro da Saúde dos Estados Unidos fez soar o alarme ao dizer que 68% de todas as doenças têm relação com a dieta. Uma porção de 180g de carne magra de peru sem pele contém 274 calorias e 6 gramas de gordura. Uma porção de 180g de peru com pele tem 380 calorias e 16 gramas de gordura. Os perus recebem antibióticos e hormônios de crescimento por serem criados sob condições de superpopulação, em que cada ave é confinada numa área de 0,3 metros quadrados. A produção de meio quilo de
proteína animal exige 100 vezes mais água do que produzir meio quilo de proteína vegetal. Muitos perus comem rações prefabricadas, que costumam conter restos processados de outras aves.

Deixe seuComentário