Linda McCartney faleceu no dia 17 de abril de 1998, nos Estados Unidos. Linda era patrona da União Vegetariana Internacional e se esforçou para promover o vegetarianismo. Para isso, escreveu livros de receitas e criou uma cadeia de fornecimento de comida vegetariana na Inglaterra.
Paul McCartney declarou que quem pretende fazer uma doação para uma instituição ligada à pesquisa do câncer deve certificar-se de que ela não tenha qualquer envolvimento com a vivissecção e que o melhor tributo de todos à Linda seria "virar vegetariano".
"Paramos de comer carne há muitos anos. Em um almoço de domingo estávamos olhando pela janela da cozinha para as ovelhinhas saltitantes no campo. Ao olharmos para nossos pratos subitamente percebemos que estávamos comendo a perna de um animal que até bem pouco tempo estava também saltitando no campo. Olhamos um para o outro e dissemos: 'Espere aí, nós amamos estas ovelhas, são criaturas tão mansas, por que estamos comendo elas?' Foi a última vez que fizemos isso." (Linda McCartney)