A mulher mais velha do Brasil completou 129 anos no dia 28 de fevereiro. Ela nasceu no dia 28 de fevereiro de 1880, na cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo. Se casou duas vezes, teve dez filhos e adotou outros quatro – treze ainda estão vivos. Hoje mora em Astorga, no Paraná. Entre netos, bisnetos, tataranetos e tetranetos, são mais de 380 familiares.
Como lembrou o ouvinte José Guedes em email para a CBN, Maria Olívia da Silva acredita que o segredo da saúde e longevidade está na dieta baseada em arroz, feijão e banana.

Esse cardápio é realmente infalível?
Combinados, o arroz com feijão, por suas propriedades, fornecem uma proteína que faz toda a diferença para a saúde. A dupla ainda ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue e protege contra as cáries. "O consumo diário da combinação é recomendado, mas, saladas, legumes e frutas, que fornecem outros tipos de sais minerais e vitaminas, devem ser incorporados à dieta", diz a nutricionista Raquel Dammous, da Nutrinfoco Consultoria. "Além disso, o arroz integral tem mais fibras, vitaminas e minerais. No dia a dia, o consumo deste tipo deve ser priorizado."

E a banana? "A banana é capaz de fornecer uma quantidade ótima de sais minerais como potássio, cálcio e fósforo, além de vitaminas A, do complexo B e C. Essa fruta tem um valor calórico um pouco maior do que as outras, fornecendo muita energia. Não deve ser consumida em excesso, recomenda Raquel.
Fonte: Veja